Comunicar é Preciso – E o planejamento?

16 de outubro de 2012 § Deixe um comentário

Faz tempo que eu quero postar esse texto meu aqui.

É uma reflexão sobre o papel do planejamento na publicidade hoje. É bem pessoal e quis compartilhar pois tenho visto tanta gente pensando na mesma direção, que agora acredito que a informação pode ser útil e que a opinião pode gerar uma conversa interessante.

Bom dia e boa semana a todos!

Investimento em monólogo. Poderia ser tendência para o teatro, mas é publicidade. Por anos, a emissão da mensagem foi mais importante do que a interação. E esse sistema foi sustentado principalmente pelo triângulo das velhas mídias: TV, Rádio e Impresso.

Mas, investir nessas três pontas não configurava aposta arriscada e sim um tiro acomodado. Após consideráveis evoluções tecnológicas e comunicativas, o triângulo não é uma peça que se encaixa facilmente, se você precisar construir confiança, proximidade, surpresas e lembrança.

Mas por que grandes marcas apenas falam, falam, falam até hoje?
Algumas hipóteses para encarar este comportamento de frente:

– Usamos definições que restringem a análise do público e dificulta o entendimento de PESSOAS.
Ainda somos “A,B ou C 20-29 anos” para muitas empresas. A estagnação destes conceitos trava o conhecimento para enxergar novos comportamentos.

– Estamos acomodados em padrões de mídia.
Vivemos em uma época na qual nossos avós criam sites. Meu avô é um deles. Diante disso, existe alguma certeza?

Qual é então a grande aposta?
Sugestões para um novo ecossistema no planejamento.

Criar uma rede de estudos em um círculo sustentável. Aliando pesquisa, mídias e pessoas, chegamos aos seguintes pontos:

Público: Identificar novos padrões de consumo e interação. Aprender a lidar com comportamentos que não existiam anos atrás.

Marca: Saber exatamente cada ponto do cliente e analisar a concorrência para melhorar serviços e produtos.

Conhecendo bem, e de uma nova maneira, público e marca, é possível convencer realizar ações específicas nas seguintes áreas:

Inovação: Apostar em novas formas de persuasão. Alcançar a tendência.

Rádio | TV | Impresso: Continuar a comunicação, porém integrá-la ao mix de mensagens.

Novas mídias: Entender novas plataformas. Criar propósitos para que a marca se posicione em determinados veículos.

Porque isso é bom?
Benefícios de um sistema circular

Estamos mais sociais. E isso vai além de estarmos cada vez mais nas redes sociais.  Produzimos shows, sustentamos uma rede de camisetas e financiamos projetos. Nosso poder está acima do que qualquer estilo de vida imposto por qualquer marca. Como planejamento, buscar a solução dos problemas em um modelo que está em constante evolução é inspiração diária. Trabalhar para surpreender em novas plataformas compreende mais estudo e mais satisfação. Marcas são aliadas. Servir para vender. Entender para comunicar.

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