Tendências para comunicadores em 2012

15 de janeiro de 2012 § Deixe um comentário

Final de ano é época de retrospectiva e relatórios de tendências. É o passado deixando lembranças e o futuro doido pra chegar cheio de novidades.

E se tem uma coisa que eu amo ler são esses benditos relatórios. Bem escritos, com imagens em boa qualidade, me inspiram a pensar o que eu posso fazer  para o próximo ano ter mais inovações, baseado em como as pessoas agem, consomem…

Você, assim como eu, deve ter lido muitas tendências.. JWT, FNazca, Trendhunter, Trendwatching e muitos outros nos deram algumas dicas de como proceder no próximo ano. Foi ótimo. Mas instigante mesmo foram as 100 tendências que o GOOD compartilhou com a gente para este ano de 2012.

Criado para divulgar o novo FIAT 500 com tendências para você “dirigir o futuro”, o relatório é todo feito no modelo “___ is the new ____” e conta com 5 categorias:  Sharing, Doing, Little, Personalization e Multi-tasking. E até as categorias possuem suas próprias tendências:

Sharing is the new Owning

Doing is the new Talking

Little is the new Big

Personalization is the new Curation

Multitasking is the new Single Focus

Como o carro não pode ser esquecido, em cada um dos pontos, ele aparece com dicas ou alguma frase engraçadinha. Não sei se foi a melhor solução para o carro aparecer, já que muitas vezes ele fica na frente do próximo passo. Talvez se o cursor fosse um Fiat500… enfim.

Clicando no balão amarelo, você pode ler detalhes e mais informações sobre as tendências.

Interessante é como em muito menos de 140 caracteres podemos inspirar, informar, entreter. Tudo quando temos criatividade aliada.

Aqui vão os pontos que eu achei mais interessantes. Clique na foto para ler a matéria completa sobre cada ponto destacado:

Deixo também algumas observações no ar sobre o processo de planejamento para este projeto: vamos pensar nas inúmeras conversas e acordos que o pessoal da GOOD teve que fazer com o marketing/RP da FIAT; as referências levantadas para se ter as ideias, as sugestões de layout, a FIAT empurrando o carro pra dentro deste relatório,  aprovações até chegar ao produto final.

Quantas etapas? Quantas reuniões? Quantos processos de comunicação? Quanto jogo de cintura? É difícil mensurar, só posso dizer que antes de sermos marketing, relações públicas, planejamento, mídia ou criação, devemos nos esforçar para ser comunicadores.

Anúncios

Marcado:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tendências para comunicadores em 2012 no Canto da Reitch.

Meta

%d blogueiros gostam disto: