Aos formandos – Publicidade 2011.1 PUC-RIO

2 de agosto de 2011 § Deixe um comentário

Oficialmente, me formei no dia 29 de julho. Na última sexta feira rolou a colação de grau. (!!!! :)))

Deixo aqui registrado o meu discurso, já que fui eleita a oradora da turma!

Parabééns, formandos!! 

*

Boa noite,

Hoje marcamos o fim de um ciclo e celebramos o início de uma nova fase. Mas prefiro começar meu pensamento pelo final. Porque no final é possível dar sentido a tudo que vivemos desde a nossa entrada na Universidade. Assim, podemos medir nossos esforços, avaliar nosso aprendizado e agradecer pelos momentos que aqui tivemos.

Porque só nesse estágio, no final, é que nós conseguimos pegar, com satisfação e um pouco de nostalgia aquelas folhas e cadernos que estavam guardados no armário ou em uma gaveta e nos lembrar da prova de planejamento, do decorrer dos trabalhos de laboratório, das idéias para os filmes publicitários e gravações para as aulas de rádio. Ali conseguimos ver as anotações de fotografia, o que levamos de interessante para as aulas de atendimento e os rascunhos de redação e direção de arte…

Enfim, assistimos uma caminhada.

É nesse momento que sentimos saudades das vindas de pijama e do material no balde que se misturavam com as aulas de introdução, teorias, sociologias, antropologias. A saudade que bate daqueles três dias que tentamos tirar tinta do cabelo – meninas sabem do que eu estou falando – pós trote, só mesmo no final.

E voltamos ao começo. É um paradoxo pensar que um final sempre nos remete a um início. Mais que um paradoxo, é como se fossem dois conceitos complementares. Um só existe por causa do outro. Um começo teve um fim. E haverá novo começo.

Bom, apenas uma reflexão… Para este fim, para hoje, pedi ajuda dos amigos para me dizer o que marcou, o que ficou da PUC. O que me disseram? Amizades. Concordo, assino embaixo. Então hoje, marcamos e celebramos também o começo de tantas amizades que não tem data para acabar.

É certo então que, da PUC, fica mais que o espaço acadêmico. Espaço de idéias, evolução de comportamento, de inspiração que serviu para engajar. PUC é mais que nossa universidade ou nosso Paraíso. PUC é começo da carreira, o fim de graduação. É o início que complementou nosso fim.

Desejo aos formandos que tenham sempre em mente os bons momentos vividos aqui. E que não se esqueçam dos esforços trabalhados e dos aprendizados que a Universidade proporcionou. E que comecem a nova fase com a PUC no coração.

Agradecemos a todos da comunidade, família e amigos, aos que estão aqui e aos queridos que não estão presentes: pelos ensinamentos, apoio e acolhida. E assim, podemos dizer com muita satisfação que estamos de frente para um novo começo, graças ao fim bem sucedido.

Boa noite.

Anúncios

Marcado:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Aos formandos – Publicidade 2011.1 PUC-RIO no Canto da Reitch.

Meta

%d blogueiros gostam disto: